anazetesis

sábado, 27 de fevereiro de 2010

A ATITUDE CIENTÍFICA

Como diferenciar o senso comum da atitude científica? Em que podemos nos pautar para isso? Em qual a filosofia se baseia? Vamos discorrer sobre isso neste texto.
O que entendemos como senso comum segundo Marilena Chauí, são todos os conceitos e percepções que nos acompanham desde sempre. Nossa forma de enxergar o mundo nos preocupando apenas com o que nos cerca, vendo todas as coisas apenas de forma superficial, fazendo com que os acontecimentos sejam vistos de forma individual enquanto generalizamos os diversos seres animados e inanimados em grupos. Nossa percepção supersticiosa para os fatos e nossa acomodação em relação a eles; tudo isso, além de gerar idéias pré-concebidas, faz com que o homem tenha uma sensação de conhecimento absoluto; estabelecendo também uma relação de causa e conseqüência entre os fatos.
Já a atitude cientifica, de acordo com a autora, ao contrário do senso comum enxerga o mundo à sua volta de forma mais aprofundada, olhando não apenas para a própria realidade, mas enxergando o mundo de maneira empírica, se surpreendendo com a regularidade de fatos, procurando entender o que ocorre e porque ocorre, como tudo funciona.
Não parte simplesmente de idéias pré-concebidas ou superstições, antes procura uma explicação racional para tudo e as razões que fazem as causas gerarem as conseqüências. Estudando cada fato em particular, mas partindo de uma perspectiva geral; não se pautando generalizá-los, mas observando-os em suas particularidades.
Por essas razões distintas e antagônicas entre si, a escritora nos leva a concluir que a filosofia, que é tida como a ‘arte do bem viver’, só pode ser entendida como tal, através da atitude científica. Partindo da premissa que sua centelha é a curiosidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Contador Grátis